Notícias

12/04/2017

A corrupção está somente na vida política?

< Voltar
A corrupção está somente na vida política?

Quando se fala em corrupção, qual é a primeira coisa que vem á mente? É claro que muitos pensam logo em política. E não é à toa: ontem os telejornais só noticiaram sobre a lista de Janot. São inúmeras matérias a respeito de desvio de verbas, superfaturamento de obras e tantas outras fraudes cometidas pelos políticos. Pessoas que foram eleitas para usarem seu poder única e exclusivamente em favor do povo. Apesar disso, o sentido de corrupção é bem abrangente e envolve vários tipos de malfeitos. Mas os atos ilícitos são atos exclusivos dos políticos? A corrupção está presente nas pequenas atitudes do cotidiano. Como por exemplo, não dar nota fiscal, falsificar carteirinha de estudante, roubar sinal de tv a cabo, furar filas..

A Bíblia nos alerta sobre essas atitudes em Isaías 33: "Aquele que anda corretamente e fala o que é reto, que recusa o lucro injusto, cuja mão não aceita suborno, que tapa os ouvidos para as tramas de assassinatos e fecha os olhos para não contemplar o mal, é esse o homem que habitará nas alturas; seu refúgio será a fortaleza das rochas; terá suprimento de pão, e água não lhe faltará"

Queremos saber: a corrupção está somente na vida política? O que o cristão deve fazer para combater essas pequenas atitudes que podem comprometer a sua salvação? E quando essas atitudes já ficaram tão comuns que a consciência nem pesa mais?