Notícias

21/10/2016

Debate 88: A que se refere a Bíblia quando fala em “obras”?

< Voltar
Debate 88: A que se refere a Bíblia quando fala em “obras”?

O que é fé? Nós, os cristãos, devemos ter fé. Mas o que é ter uma vida baseada na fé em Deus? De acordo com o dicionário, fé significa confiar. É uma crença total nas coisas que não se podem ver, acreditar em algo, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que aquilo exista. Ter fé é não ter dúvida. Ter fé em Deus é crer, de todo o coração, que é ele quem cuida de todas as coisas, confiar e depender dele, todo tempo. Ter fé em deus é um compromisso, é ser fiel. Segundo a Díblia, "a fé é a certeza de coisas que se esperam, a certeza de fatos que se não vêem".

Mas e obras? Em nenhum desses significados, a palavra "obra" aparece. A Bíblia, ao definir fé, não menciona nenhum tipo de ação nossa, além de crer e confiar. Teoricamente, ninguém precisa agir pra ter fé. Ao mesmo tempo, em tiago está escrito que “a fé, sem obras, é morta”. Não precisamos agir para ter fé, mas, sem obras, não há fé. Obra, no sentido geral, é desempenhar algum tipo de trabalho, é fazer algo a alguém.

Dessa forma, podemos entender que a nossa fé deve nos induzir a trabalhar para o bem de outras pessoas. A fé e as obras devem andar juntas, porque de nada adianta ter obras e não ter fé. Assim, quem crê em Deus deve fazer a obra de Deus, não só nas quatro paredes de uma congregação, mas influenciar positivamente as pessoas ao seu redor, conquistando mais pessoas para compartilhar da mesma fé.

Hoje, o nosso Debate 88 vai explicar o que são fé e obras, essas duas coisas que parecem opostas, mas que precisam andar juntas. Será que as obras que a Bíblia fala é se dedicar nos afazeres da igreja, como um cargo, por exemplo, ou se trata de algo mais amplo, como no âmbito social? Fazer campanhas de agasalho, alimento, por exemplo, são formas de fazer a obra de Deus para aquele que tem fé?