Notícias

11/06/2021

Debate 88: como podemos saber se temos maturidade suficiente para iniciar o namoro?

< Voltar
Debate 88: como podemos saber se temos maturidade suficiente para iniciar o namoro?

Debate 88: Relacionamentos: Dia dos namorados

Começar um namoro não é uma decisão simples. Para iniciar um namoro cristão é preciso ter em mente com clareza o que é um relacionamento à luz das escrituras e os critérios mínimos que devemos buscar em nós mesmos e em nosso futuro par.

Muita gente tem opiniões diferentes sobre quando se deve começar o namoro. Alguns acreditam que o ponto de partida para iniciar um relacionamento é simplesmente a “vontade de começar”. Nessa perspectiva, a carência, os desejos e os sentimentos são os sinais que mostram quando é a melhor hora para começar a namorar. Vários jargões do tipo “siga a voz do coração”, “faça aquilo que você quer”, “tenha liberdade”, e “entregue-se nos braços da paixão” estão aí para dizer que, no fundo, o importante é você se sentir bem, apesar dos apesares.

Por outro lado, como cristãos, nossa opinião é bem diferente disso. Ela está um pouco deixada para escanteio ultimamente, mas continua viva: namore quando tiver um pouco de maturidade. Se você é adolescente, com certeza sentiu um aperto no coração ao ouvir isso! O critério mais sábio para iniciar o namoro não é o sentimento ou a vontade, é o princípio da maturidade.

Não resta dúvidas de que a questão da idade é relativa. Dependendo da cultura, as coisas mudam bastante. Maria, mãe de Jesus, por exemplo, casou-se com José quando tinha cerca de 16 ou 17 anos. Isso significa que ela iniciou seu relacionamento pré-marital sendo uma adolescente.

No entanto, na época de José e Maria, os noivados eram arranjados entre os clãs até o momento do casamento. Não existia namoro. Isso perdurou por milênios. Talvez até seus avós tenham se casado assim...

Relacionamento é o tema do nosso debate de hoje: como podemos saber se temos maturidade suficiente para iniciar o namoro? Tem muita gente que deseja namorar e casar para ser feliz. Será que na prática isso dá resultados? A pessoa que deseja namorar e se casar precisa ser alguém financeiramente responsável? Todo ser humano precisa desenvolver seus valores de vida. Todo ser humano precisa ansiar por chegar em algum lugar. Antes de iniciar um namoro, você precisa ter convicções firmes sobre seus próprios valores e sonhos. Quais são os seus valores de vida? Quais são também os teus sonhos pessoais?