Notícias

06/01/2017

Debate 88: Como você expressa sua gratidão aos outros?

< Voltar
Debate 88: Como você expressa sua gratidão aos outros?

Hoje comemora-se o dia da gratidão. É um momento para celebrarmos a existência, a família, amigos e todas as pequenas coisas que trazem alegria.

A gratidão é um conjunto de vários sentimentos: amor, ternura, amizade... É o reconhecimento de que não somos os únicos responsáveis pela nossa própria condição. Ser grato é reconhecer que outras pessoas também participaram na produção de nossa vida. Um pouco de humildade que obriga a reconhecer o outro como parte de nossa alegria. É poder dedicar, compartilhar a graça recebida.

Não há hierarquia na gratidão, não há diferenças. Sentir-se grato, com um sentimento constante de dívida impagável, pode não ser muito saudável. A gratidão é sempre boa na medida da alegria que a acompanha.

Aprendemos desde pequeno a agradecer quando alguém faz algum bem. Se agradecemos às pessoas quando nos beneficiam, quanto mais devemos ser gratos a Deus por tamanha bondade e misericórdia que nos despertam todas as manhãs.

Mas gratidão não se demonstra apenas em palavras. Podemos até repetir em nossas orações, ou até cantar palavras bonitas nas reuniões como igreja, mas é necessário mostrar nossa gratidão a Deus. Não só com palavras, mas de fato e de verdade, como diz o apóstolo João (1Jo 3.18). Do que adianta abrirmos nossos lábios para dizer “Senhor, muito obrigado! Eu te amo, te adoro…” e logo depois agirmos com desobediência? Acerca disso Jesus disse: “Por que vocês me chamam de Senhor, Senhor, e não fazem o que eu digo? (lc 6.46)”. Certamente Deus não se agrada quando nossas atitudes não expressam aquilo que dizemos.

Como você tem demonstrado gratidão a Deus?

Mais do que expressar, seja grato a ele com suas atitudes, com seu modo de viver, por todo o bem que ele tem feito.

O que você valoriza?

Como você expressa sua gratidão aos outros?

Nós sabemos ser gratos?

Existe gratidão nas igrejas?

Sempre cantamos: “faz-me mais grato a ti”, mas temos sido realmente gratos?

Como você tem demonstrado gratidão a Deus?