Notícias

09/12/2016

Debate 88: É correto abandonar um tratamento médico pela fé?

< Voltar
Debate 88: É correto abandonar um tratamento médico pela fé?

Durante séculos religião e ciência seguiram caminhos diferentes. A ciência precisou se afastar do dogmatismo religioso para se desenvolver e essa situação estimulou conflitos entre a religiosidade e o pensamento científico. Mas hoje em dia, é possível afirmar que crer em Deus tem consequências no corpo, a mente e a interação.

Pesquisas realizadas pela universidade de São Paulo mostra que pacientes que têm fé, respondem melhor ao tratamento de doenças. A fé pode ser uma grande aliada da saúde, faz bem para a imunidade, melhora a resposta a processos de quimioterapia ou radioterapia e ainda pode ajudar a combater depressão e ansiedade entre outras doenças .

Acontece que, também por causa da fé, muitas pessoas acabam abandonando tratamentos médicos. Todos cremos que Deus pode fazer o impossível. Nisto não há dúvida alguma! Mas e quando a certeza da cura leva à negação da doença e à negligência dos cuidados médicos?

Quando Jesus desceu do monte, grandes multidões o seguiam. E um leproso o adorava, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. Jesus, pois, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: quero; sê limpo. No mesmo instante ficou purificado da sua lepra. Disse-lhe então Jesus: olha, não contes isto a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.

O texto bíblico nos dá vários ensinamentos. Podemos ver um exemplo de fé, mas também um exemplo de submissão: ainda que a cura completa tenha sido realizada por Jesus, ele instrui ao leproso a apresentar-se à autoridade.

Temos a plena convicção que Deus cura e vai continuar curando e serão os médicos com seus diagnósticos que mostrarão a cura operada pelo eterno. Somente os médicos devem ter a palavra de diagnóstico final. Isso não é falta de fé. É para dar testemunho, como Jesus disse ao leproso.     

Por isso, o Debate 88 de hoje quer saber: é correto abandonar um tratamento? Como orientar pessoas que não estão curadas e optam em largar os remédios e tratamentos? Qual deve ser a posição do cristão quanto ao tratamento de enfermidades?