Notícias

08/06/2018

Debate 88: é pecado crente ter nome sujo?

< Voltar
Debate 88: é pecado crente ter nome sujo?

Ficar com o nome sujo é uma pedra no sapato de qualquer pessoa. A inadimplência, ou seja, quando se cria uma dívida, gera uma série de complicações. Surgem dificuldades com a abertura de conta em banco, para conseguir crédito, e até em situações mais corriqueiras, como ter renovação de matrícula negada em instituições de ensino, ou pode até levar um funcionário a não ser contratado por uma empresa por causa do nome sujo. No Brasil, 61 milhões de pessoas estão com o nome negativado, de acordo com uma pesquisa do SPC Brasil do mês de fevereiro deste ano. É muita gente sem dinheiro para pagar as contas! Mas e o crente? Será que crente é bom pagador?

Bom, pelo menos é o que deveria ser. O apóstolo Paulo ao escrever a epístola aos romanos ensina que os cristãos não podem dever nada. "A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei." (Romanos 13:8). No entanto, ao contrário disso, muitos evangélicos brasileiros encontram-se absolutamente endividados. Mas, certamente, no meio desses 61 milhões de brasileiros com nome sujo, há crentes devedores.

Há, ainda, casos de pessoas que em nome da "bênção" e da prosperidade gastam mais do que ganham. Para piorar a situação, existem aqueles que pegam dinheiro emprestado e não pagam os seus credores, isso sem falar é claro, naqueles que fazem crediários, empréstimos dando calote no comércio. Tem quem compre “fiado”, mas que nunca aparece pra pagar... E são pessoas que deveriam carregar em si o caráter de Cristo, fazendo diferença na terra e mostrando a verdadeira vida de Deus a quem não o conhece. Você já conheceu alguém que não faz negócio com crente?

Mas será que é tão radical assim? Há alguns fatos que não se trata de desonestidade por parte do cristão. Uma dívida capaz de sujar o nome de alguém pode surgir a partir de um desemprego, uma morte na família, ou algum outro motivo que não se podia prever quando o compromisso de pagar foi feito.

O debate 88 vai discutir: é pecado crente ter nome sujo? Ele deve se esforçar para pagar todas as suas pendências antes de trocar de celular, de carro, por exemplo? Ou esperar as dívidas caducarem? Muitos empresários reclamam que os crentes são os piores pagadores. Mas e quando o motivo da dívida não é por desonestidade? Mesmo assim é pecado?