Notícias

07/01/2016

Debate 88: É possível reconhecer os falsos profetas?

< Voltar
Debate 88: É possível reconhecer os falsos profetas?

O Novo Testamento traz diversas passagens sobre os falsos profetas. Em Mateus, Jesus, disse: “Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas são lobos devoradores. Pelos seus frutos os conhecereis”. O apóstolo Paulo disse, em Romanos: “Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes. Desviai-vos deles, porque os tais não servem a Cristo, nosso Senhor, mas ao seu ventre. E com palavras suaves, enganam os corações dos inocentes”.

Na segunda epístola de Pedro ainda está escrito: “Houve também entre os povos, falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, que introduzirão heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos, repentina destruição”.

Deus nos deixou formas de reconhecer os falsos profetas, sempre que nos disse que eles seriam encontrados facilmente nos nossos dias. Mas será que estamos fazendo isso ou estamos nos deixando enganar por esses líderes, que não são ungidos de Deus?

Atualmente, muitos são os casos de “pastores”, que se achegam ao povo de Deus de formas, digamos, duvidosas. Há alguns que pregam a simplicidade e a humildade, mas andam em jatos particulares, cuja origem e propriedade são desconhecidas, enfeitados com cordões, anéis e pulseiras de ouro. Os que, nas igrejas, vestem panos de saco e, do lado de fora, guiam carros avaliados em meio milhão de reais. Tem os líderes que fazem dos cultos, verdadeiros espetáculos teatrais.

Recentemente, a mídia trouxe ao público o caso de um pastor que, pelo poder da oração, apaga a memória de quem quiser. Gays, ladrões e quem mais precisar se libertar das forças do mal são ungidos com a promessa de esquecerem-se do próprio passado. Repórteres da revista Época, que divulgou o caso, acompanharam reuniões de obreiros desta denominação e testemunharam os líderes ensinando aos seus subordinados a identificarem potenciais doadores. Segundo a matéria da revista, tudo o que é dito por lá converge para as doações financeiras.

Mas será que essas, são características de falsos profetas ou há outros fatores a serem levados em consideração?

Adivinhações, movimentos novos e diferentes e atos vistos por muito como escandalosos podem ser vistos como sinais de falsos profetas? É possível reconhecer os falsos profetas?

Relativização das escrituras, sermões que têm outros objetivos, que não são o evangelho do reino, pregações inquestionáveis, negação da possibilidade de sofrimento humano e um cristianismo desprovido da cruz são algumas das características dos falsos profetas. Mas como reconhecer e diferenciar essas pessoas? É possível?