Notícias

25/11/2016

Debate 88: existe uma forma de prevenir o suicídio?

< Voltar
Debate 88: existe uma forma de prevenir o suicídio?

Um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas é o suicídio. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da aids e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou falta de informação, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

O suicído é um problema que se pode prevenir na grande maioria das vezes. O estudo e a discussão do tema são algumas das formas mais eficientes de se promover a prevenção, pois isto só é possível quando a população, os profissionais da saúde, os jornalistas e governantes têm informações suficientes para conduzir as medidas adequadas e ao seu alcance nessa frente.

No último domingo, o fantástico veiculou uma reportagem sobre automutilação entre adolescentes. De acordo com a matéria, o ato de machucar a si mesmo é, principalmente, motivado pelo bullying e o primeiro passo para tirar a própria vida.

A automutilação é outro problema silencioso, que atinge muitos adolescentes no Brasil e no mundo. 20% dos jovens brasileiros se mutilam, taxa maior do a referente aos usuários de drogas. Nosso país não tem estatísticas oficiais, mas todos os estudos internacionais chegam a números semelhantes e indicam que 30% dos jovens sofrem desse mal e acabam desistindo de viver.

Só no mês de novembro o brasil registrou mais de 85 suicídios segundo os dados do sistema nacional de segurança pública. Isso é um caso alarmante já que desde 2014 o país aderiu a campanha setembro amarelo que foi criada pelo CVV - centro de valorização a vida para a conscientização e prevenção do suicídio.

Mas será que existe uma forma de prevenir o suicídio? Como perceber que o meu próximo tem pensamentos que podem levá-lo a tirar a própria vida? O suicídio é um transtorno mental ou é uma ação do inimigo quando abrimos brechas em nossa vida?