Notícias

17/06/2016

Debate 88: Fé X Razão

< Voltar
Debate 88: Fé X Razão

O que é fé? A Bíblia nos mostra, em vários pontos, o que é ter fé. Em Hebreus 11:1, está escrito que é a certeza das coisas que se esperam e a convicção das coisas que não se veem. Em outras palavras é confiar que Deus vai fazer, que Deus vai honrar sua palavra e sua promessa. As palavras “certeza” e “convicção” não abrem espaço para incredulidade. Quando se tem fé, não há duvidas do agir de Deus, ainda que pareça ser impossível, aos olhos humanos.

De outro lado, temos a razão. Que, nada mais, é que as conclusões que a mente humana tem capacidade de chegar, baseadas em suposições ou em fatos vivenciados. É por meio da razão que conseguimos resolver problemas e encontrar coerência ou contradição entre eles. Por causa disso, raciocinamos, aprendemos, compreendemos, ponderamos e julgamos.

Viver sem razão é impossível. Contudo, em alguns casos, a razão se coloca como inimiga da fé. Isto, porque está sempre tentando anular nossa confiança em Deus, e nos encoraja a, confiarmos na inteligência humana. A preocupação está em resolver os problemas terrenos, com a confiança no homem, e somente nele. A razão nos deixa ansiosos. O que vamos vestir? O que vamos comer? O que vamos beber? Será que o dinheiro vai ser suficiente para pagar todas as contas? Mas, se tivermos fé em Deus, sabendo que somos limitados, temos a plena certeza de que ele vai suprir todas as nossas necessidades.

Não, não estou falando em sentar e esperar que os recursos caiam do céu. Ou que não devemos procurar um médico, quando estamos enfermos. Ter fé não é a estagnação do homem. A mesma Bíblia que nos instrui a confiar no Deus, que é todo poderoso e capaz de fazer todas as coisas, mesmo as que parecem ser impossíveis, também diz que a fé sem obras é morta.

Hoje, o Debate 88 quer saber: como o cristão deve conciliar a fé e a razão? Para quais momentos devemos agir com fé? E em quais outros devemos agir com a razão?