Notícias

08/04/2022

DEBATE 88: Filhos, ter ou não ter? Eis a decisão

< Voltar
DEBATE 88: Filhos, ter ou não ter? Eis a decisão

Debate 88: Filhos, ter ou não ter? Eis a decisão

A tendência de casais sem filhos cresce, assim como o número de pessoas vivendo sozinhas. De acordo com o último levantamento do IBGE sobre famílias, cerca de 20% dos casais optam por não gerar descendentes. A queda é atribuída pelo órgão à modernização das relações sociais, ao aumento da escolaridade e à inserção das mulheres no mercado de trabalho.

Outro fator a ser considerado nessa decisão é a elevação do custo de vida, em especial nas grandes cidades. Segundo levantamento do instituto IPSOS, 73% dos brasileiros indicam que seus gastos aumentaram no segundo semestre de 2021. Ter um filho custa entre 400 mil reais a 2 milhões, se considerarmos todos os gastos dos 0 aos 18 anos. Essa é a estimativa calculada por especialistas financeiros do INSPER consultados pela Forbes, considerando os dados divulgados pelo IBGE.

A bíblia contém vários versículos sobre família e filhos, como no Salmo 127, um dos mais conhecidos que diz que “os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles…” podemos citar também o livro de Provérbios que diz no capítulo 17: “os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, e os pais são o orgulho dos seus filhos.”

No debate de hoje, vamos falar sobre o custo financeiro de se ter um filho. Se é algo que deve ser levado em consideração pelo casal ou se isso não deve ser pensado, tendo em vista que filhos são herança do Senhor. A questão financeira deve pesar na hora de decidir se um casal vai ter filhos ou não?

 

Perguntas:

É possível constituir uma família sem filhos?

É preciso levar em consideração a situação financeira? Na opinião dos pastores, se a gravidez não for planejada, Deus abençoa a vida financeira do casal?

Casais cristãos podem optar por viver sem filhos ou isso é errado?

Por que a sociedade e a igreja pressionam tanto um jovem casal a ter filhos?

É mais difícil criar e educar uma criança nos dias de hoje?