Notícias

05/10/2018

Debate 88: Guerra Eleitoral

< Voltar
Debate 88: Guerra Eleitoral

Estamos a dois dias da eleição. Neste domingo, iremos às urnas com o poder de decidir o futuro do nosso país, do nosso estado. E, apesar disso, estamos vivendo uma campanha eleitoral diferente das demais. As ruas, que anteriormente eram movimentadas, agora não vemos tanto apelo de candidatos. E não é por acaso. Nesta campanha, muitas regras foram impostas aos candidatos. Não se pode colocar placas, cavaletes, carros de som, os adesivos de carro devem obedecer um tamanho específico, e muitas outras restrições impostas ao pleito. A saída, no entanto, foi levar a campanha à internet.

Você já deve ter notado que, ao abrir qualquer rede social, qualquer grupo no whatsapp, o assunto é um só: política. E parece que os ânimos estão mais alterados do que em qualquer outra eleição. Defender o candidato a, ou o candidato b, não é o problema. O problema é que as pessoas têm se tornada arredias à qualquer opinião contrária. Não vemos um debate saudável, em que cada um expõe suas ideias. Vemos uma guerra. E, o pior. Vemos crentes em guerra.

Todo mundo sabe: a internet nos dá mais coragem de falar qualquer coisa. E, apesar de todas as rodas de conversa levarem ao mesmo assunto, um confronto cara a cara inibe um pouco as opiniões. Mas atrás da tela de um computador, ou de um celular, as pessoas se tornam gigantes. Discussões baixas, com direito a xingamentos, são comumente vistas na internet. Amizades estão sendo desfeitas e parece que o desrespeito está liberado. Até para os cristãos.

E hoje, do debate 88, eu quero saber: é certo entrar em discussões políticas? Por que estamos vendo tantos cristãos com um posicionamento tão ofensivo na internet? Qual é o verdadeiro papel do cristão, em meio às eleições?

Perguntas:

É certo entrar em discussões políticas?

Por que estamos vendo tantos cristãos com um posicionamento tão ofensivo na internet?

Qual é o verdadeiro papel do cristão, em meio às eleições?

Preste bem atenção no que eu vou ler agora. Em II Crônicas 7: 14 está escrito: se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Esse texto nos dá a receita de uma terra sarada. Nós, que nos dizemos ser povo de Deus, temos tido um comportamento humilde, estamos nos humilhando diante de Deus? Estamos buscando direção do alto, estamos buscando ao Senhor, orando em todo tempo? Temos visto pessoas deixando para trás os seus maus caminhos? Claro que o nosso voto é importante, mas se o discurso é melhorar a nossa nação, por que não temos visto cristãos fazendo o básico: orar?