Notícias

25/05/2018

Debate 88: imposição de mãos

< Voltar
Debate 88: imposição de mãos

Debate 88: imposição de mãos

Imposição de mãos é algo bíblico. Jesus, enquanto esteve na terra em forma de homem, curou muitos enfermos impondo as mãos e também nos deu permissão para tal. Em Marcos 16, um texto muito conhecido das escrituras, Jesus falava aos discípulos que sinais iriam acompanhar aqueles que cressem e fossem batizados, dentre eles, a cura dos enfermos através da imposição de mãos.

E, apesar de ser uma prática do próprio Jesus, posteriormente, dos apóstolos, e acessível a todos nós que cremos, impor as mãos não é uma obrigação para a cura. Jesus também curou sem impor as mãos. Na verdade, houve momentos em que não estava nem perto dos que curou. Mateus 8:8 descreve Jesus curando o servo do centurião sem passar perto da sua casa.

Mas deve haver uma preocupação em torno deste assunto. Impor as mãos tem a ver com autoridade espiritual, já que se trata de um princípio de transferência, seja de bênção, ou maldição. Da mesma forma que vemos a imposição de mãos para cura, libertação de demônios e milagres, vemos a transferência de maldição através desta prática.

Em Levítico 4:4, está escrito: “apresentará ao Senhor o novilho à entrada da tenda do encontro. Porá a mão sobre a cabeça do novilho, que será morto perante o Senhor.” Notamos por meio desta passagem que o sacerdote, através da imposição de mãos, transferia o seu pecado para o cordeiro ou novilho e assim o animal morria no lugar do sacerdote. O texto do antigo testamento nos mostra que se pode transferir pecados através da imposição de mãos. Olha o perigo de permitir que qualquer pessoa ore com as mãos na sua cabeça!

Além disso, o perigo não é só para quem recebe a imposição de mãos, mas quem impõe também deve se atentar. Em primeira Timóteo 5: 22, está escrito: “não se precipite em impor as mãos sobre ninguém e não participe dos pecados dos outros. Conserve-se puro”. O perigo, aqui, é o fato de se tornar conivente com os erros daquele que recebe a imposição de mãos.

Este é um assunto muito sério, mas que nem sempre recebe tanta atenção assim. Hoje, no debate 88, vamos falar sobre a imposição de mãos. Quais as consequências que uma pessoa pode ter ao receber a imposição de mãos de alguém que não está com a vida reta perante ao Senhor? Como saber que a liderança está apta para orar desta maneira? Quem tem tal autoridade? Aos debatedores, como impor as mãos e conservar-se puro, já que só se ora com imposição de mãos quando há pessoas endemoniadas, ou doentes? E a você, ouvinte, já recebeu uma oração com imposição de mãos?

 

Perguntas:

Quais as consequências que uma pessoa pode ter ao receber a imposição de mãos de alguém que não está com a vida reta perante ao Senhor?

Como saber que a liderança está apta para orar desta maneira? Quem tem tal autoridade?

Aos debatedores, como impor as mãos e conservar-se puro, já que só se ora com imposição de mãos quando há pessoas endemoniadas, ou doentes?

E a você, ouvinte, já recebeu uma oração com imposição de mãos?

A bíblia fala que todos que crerem e forem batizados poderão curar, impondo as mãos. Mas não se trata de autoridade espiritual? Todos têm essa autoridade? Ou é necessário que seja somente por meio da liderança?

Uma pessoa busca a cura, mas, mesmo enferma, a sua vida é agradável aos olhos do Senhor. Então, recebe a imposição de mãos de um “líder”, cujo coração está distante de deus. Esta pessoa pode ser amaldiçoada, mesmo temendo ao Senhor?