Notícias

18/05/2018

Debate 88: Mundo Moderno

< Voltar
Debate 88: Mundo Moderno

Debate 88 (18/05): mundo moderno

Há algumas semanas os meios de comunicação do país veiculam sobre o desaparecimento e a morte do estudante de artes visuais da UERJ. Matheus Passareli, de 21 anos, estava desaparecido e após investigações foi constatada sua morte a mando do tráfico. O universitário usava um nome social para sua identificação, Matheusa, como era conhecido, não se identificava nem como homem e nem como mulher. A não-binariedade ganhou força nas duas últimas semanas e a mídia tenta diariamente explicar a sociedade o que são pessoas binárias e não binárias.

Não podemos negar que o mundo está diferente, muita coisa mudou desde a sua época, não é mesmo? Hoje existem vários termos como: transgênero, cisgênero, pessoa binária e muitos outros que se apoiam no movimento LGBT. O Brasil é um dos países com maior número de homicídios de homossexuais do mundo, onde apenas em 2016 foram assassinadas 343 pessoas em crimes relacionados à lgbtfobia, segundo uma organização não governamental.

Há dois meses a vereadora Marielle Franco foi assassinada junto ao seu motorista no centro do rio e desde então a cada descoberta sobre o crime assistimos os jornais mostrando Mônica Benício como a companheira ou viúva de Marielle. Algo impensável de se dizer em rede nacional há alguns anos atrás. Mundo moderno... E é sobre isso que vamos debater hoje.

 

Segundo bloco

Você já deve ter se deparado com algum tipo de linguagem não-binária em textões no facebook por aí. Você pode ter visto alguns termos terminados em x ou e, substituindo os tradicionais “o” e “a” – amigxs bonites, por exemplo. Erro de digitação? Que nada! Colocar a letra x ou e no final das palavras é uma das soluções encontradas (principalmente pelos jovens) para suprimir as marcas de gêneros predominantes, dando um ar mais neutro às palavras. Por exemplo, advogado (para homens) e advogada (para mulheres) ficaram advogadx.

Recentemente, o formato neutro ganhou até espaço na publicidade, quando a fabricante de produtos de beleza Avon lançou, uma campanha de uma linha de maquiagem para homens e mulheres chamada “para todes”. Há diferentes sistemas de linguagem que se propõem a diminuir as diferenças entre gêneros na língua. Pode parecer estranho, mas a saída é defendida por quem deseja expressar a neutralidade de gênero em seus posts.