Notícias

30/04/2021

DEBATE 88: O aumento da violência contra crianças na pandemia

< Voltar
DEBATE 88: O aumento da violência contra crianças na pandemia

DEBATE 88 (30/04): O AUMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS NA PANDEMIA

Recentemente nós fizemos um debate sobre a terrível morte do menino Henry. Falamos sobre a importância da escola, como os pais podem identificar os sinais e os cuidados que a família deve ter sobre as pessoas que convivem com a criança.

Falamos sobre este tema no dia 16 de abril e hoje vamos voltar ao assunto:  a violência contra nossas crianças! Ficamos assustados com um caso tão absurdo e revoltante que ocorreu pertinho da gente, na cidade de Porto Real.

Para quem não sabe do que estamos falando, no dia 19 de abril, uma criança, de 6 anos, foi hospitalizada em estado grave após ter sido agredida pela mãe e madrasta. O caso aconteceu no bairro Jardim das Acácias. Os agentes foram acionados após uma denúncia. A menina chegou ao hospital com quadro de politraumatismo e coma arreflexo, apresentando múltiplas lesões corporais agudas e crônicas. O estado dela logo se agravou, com ''deterioração das funções vitais''.

No último sábado, 24, Ketelen Vitória Oliveira da Rocha, de apenas 6 anos não resistiu a uma parada cardiorrespiratória e morreu.

Em duas semanas os jornais já noticiaram mais de três agressões contra crianças no estado do Rio de Janeiro. O mês de abril está marcado pela agressão, violência e morte de seres inocentes.

 

O jornal Bom Dia Rio, divulgou alguns dados sobre o aumento dos casos:

 

Principais tipos de violência:

1 – violência sexual 49.3%

2 – violência psicológica 24.4%

3 – violência física 15.6%

4 – negligência 10.7%

 

Principais agressores de todos os casos no estado do Rio entre 2020/2021:

 

1 – o pai foi o agressor em 308 casos

2 – padrasto em 154 casos

3 – avô em 140 casos

4 - tio em 123 casos

5 – mãe em 46 casos

 

Quais são os direitos das crianças e adolescentes? As violações mais comuns com nossos pequenos são trabalho infantil, abusos e abandonos.

 

Perguntas:

De que forma podemos ajudar as crianças a se expressarem quando estão submetidas a sofrimentos? Muitas crianças sofrem abusos e não contam aos pais por simplesmente não saberem que estão sendo abusadas, ou por terem sido ameaçadas pelo abusador.

Em alguns casos, os pais não dão crédito aos filhos. Que sinais os pais devem estar alertas para evitar este tipo de problema?

E quando a violência, ou o abuso, ocorrem pelos próprios pais e padrastos, que ocorreu no caso do menino Henry, quanto no caso da menina Ketelen. Perto das crianças estava a babá, a avó... As pessoas que estão ao redor de casos violentos devem ter qual atitude?

Como ajudar as crianças a vencerem os desafios emocionais durante a pandemia? Isto, porque, naturalmente, a ausência da convivência com os amigos da escola e o isolamento já podem trazer danos à saúde emocional, ainda mais somados à maior exposição a telas.