Notícias

29/04/2016

Debate 88: O feminismo e a mulher cristã

< Voltar
Debate 88: O feminismo e a mulher cristã

O feminismo é um movimento social que tem tomado grandes proporções nos últimos anos, graças às redes sociais. Apesar disso, o movimento é antigo: nasceu na década de 1840, nos estados unidos, com o objetivo de conquistar os mesmos direitos que os homens tinham na política e no trabalho.

Na grande maioria das culturas do mundo, no passado, a mulher não era considerada apenas como um ser diferente do homem, mas era tratada na sociedade como uma raça inferior. A mulher era proibida de desempenhar atividades que hoje consideramos tão simples, como votar e dirigir, além de não ser nada comum ver uma mulher estudando ou exercendo profissões como engenharia e medicina.

Que as mulheres feministas alcançaram metas importantíssimas para a sociedade, isso é uma verdade. O problema é que, com o passar dos anos, este movimento passou a englobar outras questões perigosas e anti-bíblicas. As feministas da atualidade têm como bandeira principal o fato da mulher ser dona do próprio corpo. Mediante a isso, ter liberdade para se vestir com roupas curtas, sem serem rotuladas por isso, e decidir se devem ou não gerar um filho. 

Jesus não fez acepção de pessoas quando veio a este mundo, ainda que tenha vivido num período que culturalmente a mulher era inferior, ao ponto de não poder falar com um homem. Contudo, Jesus operou milagres, tanto em meio a homens, quanto em meio a mulheres. Jesus teve misericórdia da mulher adúltera, que de acordo com a cultura, deveria ser apedrejada até a morte. Esses são alguns dos vários exemplos que a Bíblia aponta que o amor de Deus é o mesmo para com homens e mulheres.

Ao mesmo tempo, a Bíblia é clara a respeito das funções da mulher no casamento, na família, na igreja e na sociedade. Um dos papeis mais importantes da mulher é a submissão, ou seja, em tudo na vida deve agir em concordância com o marido, bem como o corpo da esposa única e exclusivamente ao esposo. 

Hoje o Debate 88 quer saber: como deve ser a mulher, de acordo com a Bíblia? É possível que uma cristã seja feminista? Homens e mulheres devem ter papeis e direitos iguais, como prega o feminismo?

  •         Como deve ser a mulher, de acordo com a Bíblia?
  •         É possível que uma cristã seja feminista?
  •         Homens e mulheres devem ter papeis e direitos iguais, como prega o feminismo?
  •         Por que dizer que a mulher é dona do próprio corpo vai contra o que a Bíblia diz?
  •         Ser submissa ao marido é uma instrução que a bíblia dá à mulher. Por que isso é uma afronta à sociedade moderna?
  •         Quais conceitos do feminismo podem ser aceitos, de acordo com a Bíblia?