Notícias

23/12/2016

Debate 88: o que realmente é o Natal?

< Voltar
Debate 88: o que realmente é o Natal?

O que realmente é o Natal?

Nessa época do ano, as empresas gastam milhões em campanhas publicitárias. Somos bombardeados com propagandas em todos os lados. Segundo uma pesquisa realizada pela Fecomércio, nesse ano os empresários esperam um aumento de 11% nas vendas para o Natal em relação ao ano passado, quando as atividades registraram a menor expectativa da história.

Mas o que é o Natal? Nascimento?

O Natal não é a data do nascimento de Jesus, mas o mais importante é que ele nasceu e esta é uma excelente data para pregarmos a Cristo para todo o mundo. Como está escrito em segunda Timoteo 4:2. Prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. O Natal é uma grande oportunidade para pregarmos sobre cristo.

Há algumas igrejas que evitam as comemorações do natal, baseadas no fato de que cristo não nasceu em 25 de dezembro. Assim como a semana santa, que ocorre 40 dias após a quarta-feira de cinzas, também não foi o dia em que o filho de deus ressuscitou.

As igrejas que comemoram o natal acabam utilizando a data para falar do amor e salvação, já que as pessoas estão mais sensíveis a ouvir a palavra nesta época, pelas comemorações e até pelo significado deste dia. Para muitos de nós, cristãos, o natal é uma época de evangelizar. O apóstolo paulo nos chamou a atenção para a necessidade de nos adaptarmos ao modo de pensar das pessoas, a fim de ganhá-las para cristo.

Mas será que isso vem sendo feito? Este é o assunto do debate 88 de hoje. Nós, cristãos, estamos usando a data para, de fato, espalharmos o evangelho do reino entre as pessoas que não conhecem? Ou nossas práticas estão sendo simplesmente participar das tradições do natal, sem nos preocuparmos com o que deveríamos fazer?