Notícias

11/05/2018

Debate 88: paixão por futebol

< Voltar
Debate 88: paixão por futebol

DEBATE: PAIXÃO POR FUTEBOL

O futebol é a grande paixão de muitos brasileiros. E todo esse amor é passado, muitas vezes, de geração em geração, como se fosse uma tradição por um time específico. O futebol não tem classe social, não é algo que seja necessário investir. Todos: crianças, jovens, adultos, ricos ou pobres podem torcer e amar o esporte.

Mas e o cristão, pode gostar de futebol e torcer para algum time? A bíblia não faz nenhuma menção direta ao assunto, mas não condena a diversão e a prática do esporte, por exemplo. Assistir um jogo no estádio, ou na televisão, não é errado, desde que isto não atrapalhe a nossa comunhão com Deus.

Só que há uma diferença grande entre torcer para um time de forma sadia e de quando o futebol se torna um ídolo. Há quem seja fanático pelo time, ou por um jogador específico e, como consequência passa a detestar os times rivais. Você conhece alguém que sabe tudo sobre futebol, gasta tempo assistindo, sabe o nome de todos os jogadores, as novas contratações dos times, e tudo? Já viu alguém que está na igreja e conhece mais sobre futebol do que conhecer a Jesus? Nesse caso, sim. A bíblia condena a idolatria, totalmente.

Além disso, no caso da idolatria pelo futebol, o torcedor pode começar a ter comportamentos que vão contra à palavra de Deus, como participar de discussões infindáveis sobre time, violência, mesmo que seja verbal, e o mais frequente: faltar culto pra assistir jogo de futebol.

Hoje, vamos falar sobre essa paixão ao futebol aqui, no debate 88: torcer para algum time de futebol é pecado? Qual é o equilíbrio que o cristão que gosta de futebol deve encontrar? Como acompanhar o futebol de maneira leve, sem que vire um fanatismo? O cristão pode ter camisas ou símbolos de times?


 

PERGUNTAS:

Torcer para algum time de futebol é pecado?

Qual é o equilíbrio que o cristão que gosta de futebol deve encontrar? Como acompanhar o futebol de maneira leve, sem que vire um fanatismo?

O cristão pode usar camisas e símbolos de times?

 

SEGUNDO BLOCO

Muitos falam sobre o texto de Provérbios 5: 1 para falar sobre reverência na igreja e o modo de se vestir: “guarda o teu pé quando entrares na casa de Deus”. É claro que os locais de culto devem ser respeitados, bem como a roupa que vestimos e a maneira com que nos comportamos. Em muitas denominações, é uma total afronta ir de chinelo e bermuda, por exemplo. Da mesma forma, camisas de time não são bem vistas em muitas congregações. Por outro lado, há quem não veja problema, já que em atos, no capítulo 17, versículo 24, diz: “o Deus, que fez o mundo e tudo o que nele há, é o Senhor do céu e da terra, e não habita em templos feitos por mãos humanas”. Ou seja, Jesus não mora nos locais de reunião, mas mora em nossos corações. Guardar o pé para entrar na casa de Deus significa ter uma vida de reverência total ao Senhor, não só na igreja, porque nós somos casa de Deus. Mas e aí?O cristão pode usar camisa de time na igreja? Ou, mesmo sabendo que nós é quem somos casa de Deus, continua sendo desrespeitoso usar camisas e símbolos de time? Não seria demonstrar um amor exagerado ao clube? Alguns pastores já pregaram usando camisa de time de futebol. É algo irreverente, comum, mas a bíblia não diz que devemos ter reverência?