Notícias

18/08/2017

Debate 88: Para quem e para que você posta fotos na internet?

< Voltar
Debate 88: Para quem e para que você posta fotos na internet?

Para quem e para que você posta fotos na internet? Você, alguma vez, já se questionou sobre isso?

Atualmente as redes sociais ditam moda. Isso não é novidade pra ninguém, mas agora o Facebook, Twitter e instagram mudou o nosso jeito de falar e escrever... Podemos dizer que as redes sociais comandam nosso dia a dia. Tudo é postado, curtido e compartilhado.

No ano passado, o ibope divulgou que noventa e três milhões de brasileiros estão cadastrados em pelo menos uma rede social. E a tendência é que o número de usuários só cresça.

Mesmo a internet sendo extremamente importante, para aproximar pessoas e fazer novas amizades, esta ferramenta tem sido usada para outra finalidade. Muitas pessoas expõem suas informações voluntariamente para que, qualquer um que queira, tenha acesso. Graças a isso, é possível sabermos quase tudo da vida de alguém, só de observar atentamente as postagens.

Um exemplo clássico de exposição na internet é o “casal perdidamente apaixonado do Facebook”. Eles registram e compartilham todos os momentos felizes que vivem juntos, postam fotos o tempo inteiro e fazem questão de se declararem, um para o outro, todos os dias, na internet. Mas um estudo americano concluiu que os casais, que mais expõem a vida amorosa na rede, são os que têm relacionamento mais instável. Eles publicam exageradamente para se autoafirmar.

E é sobre isso que vamos debate hoje: você se expõe muito na internet? Por que algumas pessoas se sentem tão confortáveis ao publicarem conteúdos nas redes sociais? Por que as pessoas gostam tanto de se exibir? Será que a privacidade vai voltar à moda?