Notícias

24/03/2017

Debate 88: Se há um só batismo, alguém pode ser batizado duas vezes?

< Voltar
Debate 88: Se há um só batismo, alguém pode ser batizado duas vezes?

Quantas vezes já ouvimos algum cristão dizer: “meu batismo não valeu, me batizei quando era muito novo, vou me batizar novamente porque agora tenho entendimento”. Paulo disse: "há um só Senhor, uma só fé, um só batismo" (Efésios 4:5). Conhecemos, porém, muitas pessoas que já passaram por mais de um batismo. Algumas pessoas receberam um rito de aspersão na infância e decidiram ser imersas quando adultos. Outras pessoas já foram imersas, mas ouviram algum ensinamento e aceitaram o conselho de fazer outro batismo. Algumas igrejas exigem um novo batismo se uma pessoa se afastar e cair em tentação. Mas, se há um só batismo, alguém pode ser batizado duas vezes?

Biblicamente, o batismo não é um sacramento que concede méritos à salvação, e sim um símbolo visível de uma nova aliança entre Deus e o pecador regenerado pela graça divina. Através desse ato público, a pessoa se compromete a deixar de servir o pecado, passando a viver “em novidade de vida”. A nova vida em Cristo implica na aceitação de Cristo como Salvador e Senhor, bem como na vivência prática de sua vontade revelada nas escrituras.

Hoje, no Debate 88, queremos saber: Por que o arrependimento é fundamental para o batismo? O que muda na relação com Deus, após o batismo? O batismo apaga os pecados ou é um benefício do sacrifício na cruz, que passamos a ter à nossa disposição?