Notícias

10/09/2021

DEBATE 88: Setembro amarelo

< Voltar
DEBATE 88: Setembro amarelo

Chegamos ao mês de setembro e esse mês foi estipulado para prevenirmos e darmos uma maior atenção aos casos de suicídios que crescem a cada ano. É claro que isso não é apenas para tomar nossa atenção em um mês. Isso é sério e merece nossa atenção no nosso cotidiano.

Quantos de nós conhecemos pessoas que estão dando sinais de querer desistir de suas vidas? Principalmente nesse ano de 2020/2021 onde muitas pessoas perderam seus empregos, suas perspectivas e objetivos traçados. Suicídio é algo sério, precisamos estar atentos.

Segundo o site criado para falar sobre o tema setembro amarelo, cerca de 96,8% dos casos de suicídio ocorreram por motivos de depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias, ou seja, problemas de transtornos mentais. Nossa mente pode ser tão terrível a ponto de nos fazer desistir de viver. Será que era por isso que Paulo fala sobre o renovar de nossa mente?

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Romanos 12.1-2

O fato é, em nosso dia a dia somos bombardeados de notícias ruins, falsas notícias inclusive, inúmeras mentiras entram em nossos ouvidos e mentes. Fora as nossas lutas e dificuldades que precisamos lidar e os muitos casos de abusos enfrentados. Como não sucumbir a tudo isso? Pois nossa mente está suscetível a esses ruídos diários, às muitas vozes que invadem nossos pensamentos e alcançam nossos desejos, medos e anseios.

PERGUNTAS:

Existe uma forma de prevenir o suicídio?

Como perceber que o meu próximo tem pensamentos que podem levá-lo a tirar a própria vida?

O suicídio é um transtorno mental ou é uma ação do inimigo quando abrimos brechas em nossa vida?

Irritação ou inquietação, perda o apetite, alterações no sono, perda de energia, culpa, problemas de concentração e perda de interesse nas atividades diárias são alguns dos sintomas que podem dar início a sentimentos de inutilidade, que levam ao suicídio. A partir de que ponto podemos nos preocupar com algumas dessas atitudes?

Perceber mudanças no comportamento é a melhor forma de prevenir o suicídio?

Todas as pessoas que cometem suicídio, demonstraram a vontade de se matar?

Qual tipo de ajuda o cristão deve buscar, ou oferecer, quando detecta um quadro de depressão?

É certo tomar remédios? É possível vencer com a ajuda de Deus, sem medicamentos?

 

Diante de tantos relatos que recebemos de ouvintes, que sofrem com esses problemas e, felizmente, muitos têm identificado antes que as consequências sejam irreversíveis, eu gostaria que os pastores concluíssem o tema, com uma palavra de consolo, incentivo, esperança, que é o nosso papel, a razão de estarmos aqui.

A nossa oração aqui na Rádio 88 FM é por você que está passando por tudo isso que já falamos aqui. Oramos para que Deus coloque as pessoas certas para te ajudar a identificar o motivo, a causa dessa depressão, sejam amigos, familiares e médicos capacitados a identificar o que seu corpo está precisando nesse momento. Sabemos que vários fatores podem levar alguém a uma depressão, até mesmo falta de hormônios e vitaminas podem gerar uma depressão.

Então, que o Senhor te conduza nesse tempo e que você seja alicerçado na palavra de Deus, ela é a verdade e o fundamento que te ajudarão quando maus pensamentos vierem. E entenda, isso é passageiro, pode demorar até o tratamento fazer efeito, mas é passageiro, esse período não te define.