Notícias

16/12/2016

Debate 88: Você sabe lidar com críticas?

< Voltar
Debate 88: Você sabe lidar com críticas?

Tem gente que sofre com a crítica e chega a ficar paralisado pela opinião do outro. Mas também tem gente que é tão viciado em criticar que acaba com os outros sem nem perceber. Qual deles é você? É sobre este tema que vamos debater hoje.

Vivemos em uma sociedade onde as pessoas querem tudo na hora, são muito exigentes e cobram bons resultados o tempo todo - seja no trabalho, na escola, em casa e até dentro da própria igreja. Mas, nós não somos máquinas! Somos seres humanos e estamos sujeitos a falhas. O problema é que alguns não conseguem entender isso e a única coisa que sabem fazer é nos criticar. Ninguém gosta de ser criticado, principalmente quando esses julgamentos não fazem nenhum sentido.

Quando uma pessoa recebe uma crítica, por mais que não pareça, é normal que ela se entristeça e fique magoada. É por isso que a Bíblia condena aqueles que têm "a língua como a da serpente, pois veneno de víbora está em seus lábios" (Salmos 140:3). Mas é preciso entender que a crítica faz parte da vida, e é muito importante sabermos como lidar com elas.

Dizem que a crítica é uma maneira desonesta de se auto-elogiar. Tem pessoas que são treinadas na arte da crítica. Nunca tem uma coisa boa para dizer e tem gente que critica por pura inveja. É claro que, diante de algumas críticas, achamos coisas muito interessantes para mudar, mas tudo depende da forma em que a crítica chega. 

Você sabe lidar com as críticas? Você mudaria seu jeito de ser pelas pessoas que te criticam? Como deve ser o comportamento do cristão em relação às críticas recebidas?