Notícias

19/05/2021

ENQUETE: a igreja é feita para extrovertidos? Você sofre ou já sofreu com a timidez?

< Voltar
ENQUETE: a igreja é feita para extrovertidos?  Você sofre ou já sofreu com a timidez?

Sempre vemos os pontos negativos do tímido: “você nunca vai conseguir namorar... Nunca vai conseguir se destacar no trabalho... Nunca vai ter muitos amigos se não souber se relacionar, se comunicar.”

Mas a timidez pode ser positiva em muitos aspectos. A introspecção é capaz de tornar uma pessoa muito mais criativa e persistente, mas em excesso, este acanhamento pode trazer ansiedade e até levar à depressão.

Pra quem é tímido, a dificuldade de se expressar e conviver em grupo é grande.

Alguns pastores valorizam os extrovertidos, com o argumento de que eles fazem coisas mais "ousadas, são vistos como cheios de fé, enquanto os mais quietinhos carregam o estigma de travados, que não entravam no "mover" do espírito nos cultos.

Jesus teve 12 discípulos e provavelmente nenhum deles tinha a mesma personalidade. A beleza da membresia está no mosaico de vidas diferentes e complementares.

Eu quero saber o que você tem a dizer sobre este tema: a igreja é feita para extrovertidos? A nossa sociedade só valoriza as pessoas que sabem se expressar? E os introvertidos como ficam? O que você entende do versículo que diz que os tímidos não herdarão o reino dos céus? Você já se sentiu ou viu algum tímido deslocado na igreja? Você sofre ou já sofreu com a timidez?

Conclusão: a igreja como corpo de Cristo deve proporcionar espaço para que extrovertidos e introvertidos possam se relacionar de forma que Deus seja glorificado através das diferenças.