Notícias

08/12/2016

Estudo científico respalda conselho bíblico de que é melhor fazer as pazes antes de dormir

< Voltar
Estudo científico respalda conselho bíblico de que é melhor fazer as pazes antes de dormir

Um estudo realizado por um grupo de cientistas ingleses concluiu que a melhor maneira de resolver problemas de relacionamento é no dia que ele surge. De acordo com a revista Superinteressante, “dormir com a cabeça cheia de frustrações e desavenças mal resolvidas só piora a situação”, conselho do apóstolo Paulo aos efésios para não deixar que “o sol se ponha sobre a ira”.

Durante o sono, o cérebro humano consolida e guarda as memórias vividas ao longo do dia. Quando a pessoa dorme com sentimentos negativos presentes de forma intensa, a tarefa de esquecê-los é mais difícil.

Durante o estudo, 73 homens foram convidados a ver 26 pares de foto: uma 3×4 de pessoas ao junto com uma imagem perturbadora, que variava entre uma criança chorando ou alguém mutilado.

Na fase posterior do estudo, realizada no dia seguinte, todos os voluntários foram convidados a descrever como eram as fotos 3×4 que tinham visto no dia anterior e tentarem excluir as imagens ruins que acompanhavam os retratos. A maioria dos voluntários acabava associando os rostos às cenas tristes.

Logo em seguida, os pesquisadores apresentaram outros 26 pares de fotos, mantendo a lógica da experiência anterior. 30 minutos depois, conversaram sobre as imagens, em uma tentativa de dissociar a pessoa da foto 3×4 da cena ruim mostrada ao lado.

Quando foram convidados pelos pesquisadores a descrever, mais uma vez, essas novas fotos, os voluntários conseguiram esquecer mais rapidamente as situações negativas ligadas aos rostos de cada pessoa.

Ao longo do processo, os cientistas sempre escanearam os cérebros dos voluntários e notaram que a tentativa de desfazer a imagem de cenas negativas vivenciadas e relembradas no mesmo dia ativava apenas o hipocampo. Quando foram tentar apagar as sensações negativas das fotos do dia anterior, depois de uma noite toda de sono, outras áreas do cérebro entravam em ação, o que dificultava a tarefa de esquecer o trauma.

“Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, e não deem lugar ao diabo”, aconselhou Paulo em sua carta aos Efésios, no capítulo 4, versículos 26,27. A sabedoria do apóstolo agora é respaldada pela ciência.

Fonte: Gospel Mais