Notícias

05/01/2016

Mãos à obra: hora de limpar a cozinha!

Como você limpa a sua?

< Voltar
Mãos à obra: hora de limpar a cozinha!

Em uma casa, a  cozinha, por causa da manipulação de alimentos, possui utensílios de grande contaminação, como tábuas, cortadores, espátulas, liquidificadores e até a própria pia.

Uma boa dica para a limpeza da pia é usar água quente e, para cada litro de água, colocar duas colheres de água sanitária para retirar as bactérias.

É importante lembrar sempre de secá-la após seu uso. Tábuas, rodos, escorredor de louça e lixo de pia, que deve ser evitado, devem ser limpos e secos completamente para evitar doenças de origem alimentar.

Para que a limpeza da geladeira seja completa e eficiente, deve-se retirar tudo o que há nela. As prateleiras e todas as peças removíveis devem ser retiradas e lavadas à parte. O que permanecer no interior pode ser limpo com um litro de água misturado com uma colher de água sanitária, ou dois litros de água misturados a duas colheres de bicarbonato de sódio.

Já o fogão, uma maneira simples de limpar é deixá-lo esfriar completamente e retirar os queimadores e peças removíveis para lavar. É recomendado deixá-las de molho por alguns minutos com uma solução simples de bicarbonato de sódio, meia xícara de vinagre branco e água quente. Use uma esponja macia com água e detergente para limpeza no fogão. Se houver alguma mancha mais difícil de sair, use água morna até sua total remoção.