Agora:

Madrugada 88

Compartilhe

Receitas

Mande sua receita

Clique aqui para enviar sua receita
selecionar

*Campos Obrigatórios

Dica de culinária

(Sem avaliação)

Bolo de laranja

Bolo de laranja

Ingredientes

  • Ingredientes - Massa

2 laranjas pêra

2 ovos

1 xícara (chá) de óleo

1 ½ xícara (chá) de açúcar

2 xícara (chá) farinha de trigo

2 colheres (chá) de fermento em pó

manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a fôrma

 

  • Ingredientes - Glacê e decoração

1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

1 ½ colher (sopa) de caldo de laranja coado

20 flores de mel comestíveis para decorar

3 pedaços de casca de laranja cristalizada para decorar


Modo de Preparo

  • Modo de Preparo - Massa

1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Com um pedaço de papel toalha, unte com manteiga uma fôrma com furo no meio de 24 cm de diâmetro – espalhe uma camada bem fina e uniforme. Polvilhe com farinha e chacoalhe bem para espalhar. Bata sobre a pia para retirar o excesso.

2. Descasque uma das laranjas (se não gosta de um sabor amargo-doce, descasque as duas). Lave bem sob água corrente a casca da outra laranja, corte e descarte as pontas. Corte as laranjas em quatro, no sentido do comprimento. Corte cada gomo em três pedaços, descartando a fibra branca central e as sementes. Transfira os pedaços para o liquidificador.

3. Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e transfira para o liquidificador – se um estiver estragado você não perde a receita. Junte o óleo, o açúcar e bata bem até ficar liso.

4. Numa tigela média, misture a farinha com o fermento em pó.

5. Transfira a laranja batida com os líquidos para uma tigela grande e acrescente a farinha com o fermento aos poucos, passando pela peneira. Misture delicadamente com o batedor de arame a cada adição para incorporar.

6. Transfira a massa do bolo para a fôrma e leve ao forno para assar por cerca de 50 minutos. Para verificar se o bolo está pronto: espete um palito na massa, se sair limpo pode retirar do forno; caso contrário, deixe por mais alguns minutos, até que asse completamente.

7. Retire o bolo do forno e deixe esfriar por 30 minutos antes de desenformar – cuidado, o bolo pode rachar se estiver quente ao ser desenformado. Cubra a fôrma com um prato e vire de uma só vez para desenformar. Atenção: o bolo deve estar completamente frio antes de cobrir com o glacê.

 

  • Modo de Preparo - Glacê e decoração

1. Antes de preparar o glacê, corte a base do cabinho das flores de mel e separe os ramos em 2 buquês menores (assim a decoração fica mais delicada). Corte a casca de laranja cristalizada em pedaços pequenos, de cerca de 0,5 cm.

2. Sobre uma tigela, passe o açúcar de confeiteiro pela peneira – assim é mais fácil de dar o ponto no glacê e ele fica bem lisinho.

3. Adicione 1 colher (sopa) do caldo de laranja e misture bem. Vá adicionando o restante do caldo aos poucos, até dar o ponto – a quantidade de líquido total usada na receita pode variar de acordo com a marca do açúcar de confeiteiro e até a umidade do ar. Mexa bem a cada adição, no início pode parecer que está muito duro, mas é assim mesmo. A textura deve ser de uma pasta grossa.

4. Leve a tigela ao micro-ondas para rodar por 15 segundos, em potência média – dessa forma o glacê fica fluido sem ser diluído, ideal para ser aplicado no bolo. O resultado é aquela cobertura branquinha perfeita que não escorre totalmente. Retire do micro-ondas e mexa bem. Volte ao micro-ondas para rodar em etapas de 5 segundos extras até atingir a consistência de uma gemada – ao levantar uma porção da colher o glacê não deve afundar rapidamente no restante da tigela.

5. Com uma concha vá derramando o glacê sobre o bolo aos poucos, para que caia de maneira uniforme cobrindo o topo e parte da lateral do bolo.

6. Disponha as flores e os pedaços de casca de laranja sobre o glacê ainda úmido e deixe secar completamente antes de servir – isso leva cerca de 20 minutos.

7. OBS: você pode decorar o bolo com rodelas de laranja desidratada cortada em pedaços, folhas de louro ou apenas raspas de laranja. O bolo pode ser decorado com o glacê até um dia antes de servir, mas as flores comestíveis perdem o viço de um dia para o outro.

Enviada por: Nhac GNT - Rita Lobo / Foto: GNT