Notícias

10/11/2017

Como a igreja tem pensado na acessibilidade para deficientes?

< Voltar
Como a igreja tem pensado na acessibilidade para deficientes?

Um tema que deu o que falar essa semana foi a inclusão. Tudo por causa do tema da redação do enem: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil". Sabemos que estamos muito longe de ser um país exemplo na acessibilidade, mas e como igreja? Temos nos preocupado com esse tema?

Jesus queria que todos se achegassem a ele, sem barreiras nem distinções. Mas muitas igrejas não estão preparadas para receber pessoas com necessidades especiais. O templo de uma igreja é conhecido como um local de auxílio, harmonia e principalmente, acolhimento. Todos são bem-vindos e devem ser apoiados na caminhada rumo ao Senhor. No entanto, alguns membros e visitantes podem se ver diante de grandes obstáculos para chegar ao templo de qualquer denominação, em qualquer cidade.

Esses obstáculos não são de fé ou convicção, e sim de mobilidade. Segundo dados do censo do ibge realizado em 2010, 45 milhões de brasileiros disseram ter algum tipo de deficiência, ou seja, quase 24% da população. Mais de 4 milhões afirmaram ter graves problemas motores. E para quem necessita de cadeira de rodas, coisas simples para outras pessoas, como subir um lance de escada ou atravessar uma rua, podem significar uma árdua batalha.

Como igreja, deveríamos pensar em acessibilidade? Como as pessoas portadoras de deficiência chegarão ao conhecimento da palavra de Deus, se as congregações não se adequam às suas necessidades? Qual a importância que nós, como igreja, temos dado a essas pessoas durante nossos cultos e, principalmente, nas atividades fora dele?