Notícias

06/05/2016

Debate 88: Ansiedade

< Voltar
Debate 88: Ansiedade

Você já ficou ansioso, em algum momento da vida? É muito provável que todos nós já tenhamos passado por momentos de ansiedade, sim. A ansiedade é uma perturbação mental causada por preocupações com situações que podem acontecer. A ansiedade não é a mesma coisa que medo. O medo é um sentimento relativo a um fator real, palpável, que existe. Já a ansiedade é como se fosse uma expectativa de um perigo incerto, algo que a gente imagina que vá acontecer e se julga incapaz de lidar.

E a ansiedade se tornou o mal da vida moderna. Virou um problema mundial, que afeta o rico e o pobre, em todos os países do mundo, em maior ou em menor grau. De acordo com a oms, 33% da população mundial sofre de ansiedade e o brasil é sempre um dos primeiros a aparecer na lista dos países com o maior índice de ansiosos.

A ansiedade não é uma coisa boa. No lugar da ansiedade, vem a agonia, aflição, angústia e perturbação da mente. A pessoa ansiosa vive num estado de alerta constante por causa de uma situação que pode acontecer – e causar sofrimento. E apesar de tanta gente no mundo sofrer deste mal, poucos entendem que devem lutar contra isso. A ansiedade começa com preocupação excessiva, problemas de sono, medos irracionais e pode se tornar tão forte a ponto de tomar conta da vida do indivíduo e se transformar em sintomas mais sérios como ataques de pânico, fobias, ansiedade social, e tantos outros, até se tornar depressão e levar à morte.

Nós cremos no que a Bíblia diz. Cremos que a palavra de Deus é a verdade para as nossas vidas. Este livro escrito por revelação vinda de Deus nos diz em Filipenses que não devemos andar ansiosos por coisa alguma e que, em vez de nos preocupar com situações imaginárias, algo que nos consideramos incapazes de lidar, devemos colocar tudo diante de Deus, por meio da oração.

Em Mateus, somos alertados que não devemos nos preocupar com absolutamente nada, como o que vamos comer ou beber, nem com o que vamos vestir ou com o nosso sustento. Se Deus cuida das aves do céu e veste os lírios do campo, como ele não cuidará de nós? Não devemos nos preocupar com o dia de amanhã, pois Deus sabe de todas as nossas necessidades e vai suprir todas elas, se buscarmos primeiro o reino de Deus e a sua justiça.

Jesus morreu na cruz para que pudéssemos, hoje, ter paz. Ele levou sobre si os nossos pecados, as nossas dores e preocupações.  E, se é ele quem nos cuida, o criador do universo, faz sentido o homem viver ansioso e preocupado com o futuro? Ser ansioso significa não crer no que as escrituras sagradas dizem? Ansiedade é o oposto de não confiar em Deus? A ansiedade é um pecado?