Notícias

30/03/2016

Debate 88: Como atrair jovens para Cristo, sem adaptar a igreja aos costumes do mundo?

< Voltar
Debate 88: Como atrair jovens para Cristo, sem adaptar a igreja aos costumes do mundo?

Encontrar amigos, conhecer novas pessoas, sair para se divertir... Qual jovem não gosta de fazer isso? O problema é que muitos acreditam que só se pode aproveitar essas atividades na companhia de bebidas alcoólicas ou outras drogas. É por este motivo que falar da palavra de Deus ao jovem é muito mais difícil: acredita que o evangelho de cristo é careta demais e que a conversão significa o fim do divertimento e da alegria.

Na busca de tornar o evangelho mais atrativo ao jovem não-cristão, surgiram diversas ferramentas de evangelização, que vão muito além de abordar alguém na rua, ou da simples entrega de um folheto com uma mensagem bíblica, porque, convenhamos, isto raramente chama a atenção. Uma das formas de despertar o interesse do jovem é encontrar um terreno comum, ou seja, aproximar-se da mesma maneira ou estilo dele, tais como balada gospel", "blocos evangélicos de carnaval" e tantas outras programações evangélicas voltadas ao lazer e ao entretenimento, no intuito de fisgar tais jovens que são resistentes ao evangelho. Dessa forma, dizer que a vida cristã não é monótona, chata e sem diversão.

Por outro lado, há quem condene esta prática. Por mais que diversas igrejas estejam numericamente cheias, nunca estiveram espiritualmente tão vazias e os jovens tão distantes de Deus e de sua verdade. São jovens que passam a frequentar uma igreja em busca de prazeres terrenos, mas não se apegam ao puro evangelho. No capítulo 12 de Romanos, nos primeiros versículos, está escrito que não devemos nos ajustar demais à cultura do mundo a ponto de nos tornarmos incapazes de pensar. Ou seja, o cristão deve, dia após dia, buscar moldar seu caráter de acordo com o caráter de Cristo, ser cada vez mais parecido com Jesus e não tornar parte de sua vida as práticas do mundo.

O Debate 88 quer saber: como atrair jovens para Cristo, sem adaptar a igreja aos costumes do mundo?

É errado usar estratégias como "balada gospel" e "blocos evangélicos de carnaval" para conquistar jovens para Jesus? Como o jovem cristão pode se divertir?