Notícias

01/07/2016

Debate 88: Dom ou conhecimento?

< Voltar
Debate 88: Dom ou conhecimento?

O chamado de um pastor é um dos assuntos mais evidentes nas sagradas escrituras. Seu perfil e caráter são revelados tanto no novo como no antigo testamento de forma impressionante e segura.

 

Mas parece que as credenciais bíblicas do chamado e vocação pastoral são ignoradas por alguns, no que tange aos princípios para a ordenação e consagração. O que vemos muitas vezes são “pastores” realizando funções protocolares no ministério, do que ministros desempenhando o dom espiritual do apascentamento e cuidado com a noiva de Cristo.

 

Em cada canto da cidade, em cada bairro conseguimos achar centenas de igrejas. São diversas denominações, dezenas de nomes e inúmeras placas. Ser evangélico e abrir uma igreja virou moda em todo páis, mas um pastor que não estuda pode liderar um rebanho? Como perceber se o pastor possui verdadeiramente a unção e o chamado para o pastorado?

 

Segundo o dicionário a palavra conhecimento significa “ato de comreender por meio da razão ou experiência” e temos muitas histórias de pastores que não possuiam conhecimento bíblico e teológico, mas deus operava de forma sobrenatural. Muitas pessoas foram salvas e se converteram ao evangelho através da experiência e testemunho destes. Ter um conhecimento teológico é realmente necessário?

 

A palavra dom siginifica ‘bem espiritual oferecido por deus, uma dádiva, uma bênção’. Para uma pessoa que percebe ser vocacionada ao pastorado é brigatório que ela tenha conhecimento teológico ou basta possuir o dom que vem de Deus?

 

É um grande privilégio ser escolhido por Deus para fazer a sua obra, mas é um grande dever do escolhido preparar-se para realizá-la.