Notícias

18/03/2016

Debate 88: O cristão deve participar de manifestações políticas?

< Voltar
Debate 88: O cristão deve participar de manifestações políticas?

O Brasil está vivendo o que nenhum outro país viveu em tempo algum. Especialistas apontam que temos passado pelo o maior escândalo político da história. São dezenas de políticos, dos mais diversos escalões, e megaempresários envolvidos em desvio de verbas, furtos e mais uma quantidade enorme de eventos de corrupção. É bem possível que nós não tenhamos conhecimento nem da metade dos crimes que ocorreram e ocorrem no brasil.

 

Diante dos diversos fatos que temos sido informados a respeito do cenário político, os brasileiros iniciaram esta semana de maneira agitada. Logo no domingo, foram às ruas expor o sentimento de revolta em meio à corrupção generalizada. Muitos se cansaram de apenas assistir às manobras dos políticos investigados por crimes cometidos, a fim de escaparem das penas que podem sofrer. Cansaram-se de aceitar a situação deste país, emaranhado em corrupção, altos impostos, alta na inflação, saúde e educação precárias, além de diversos outros problemas que assolam a vida dos brasileiros.

 

Estes brasileiros não têm muitas alternativas, além de manifestar tal desgosto em ajuntamentos por todo país. Contudo, a Bíblia nos diz em primeira Timóteo: "Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e sossegada".

 

A Bíblia também nos diz em Romanos: “Cada qual seja submisso às autoridades constituídas, porque não há autoridade que não venha de Deus; as que existem foram instituídas por Deus. Assim, aquele que resiste à autoridade, opõe-se à ordem estabelecida por Deus; e os que a ela se opõem, atraem sobre si a condenação.

 

Diante disso, o Debate 88 de hoje quer saber: o cristão deve participar de manifestações políticas? Devemos participar orando ou temos, como cristãos, o papel de lutarmos pelos direitos como cidadãos, indo às ruas? Qual o papel da igreja diante de toda a corrupção que o país está enfrentando?