Notícias

08/07/2016

Debate 88: Provas com Deus

< Voltar
Debate 88: Provas com Deus

Fazer provas com Deus é uma forma de confirmar se o que está em nosso coração, também está no coração de Deus.

Na Bíblia, encontramos alguns exemplos de pessoas que fizeram provas com deus. Em juízes 6:36-37 gideão resolveu conversar com Deus e disse: “Se hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste, eis que eu porei um velo de lã na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e toda a terra ficar seca, então conhecerei que hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste.” Você entendeu? É o seguinte, gideão pediu uma prova de que Deus estava com ele e de que livraria Israel por suas mãos, então ele propôs colocar um velo de lã na eira e, pela manhã, somente o velo deveria estar molhado de orvalho e em volta a terra estaria seca.

Deus aceitou o pedido gideão e para provar que ele estaria à frente de Israel e no dia seguinte o velo de lã estava encharcado do orvalho do céu e a terra em volta estava seca. Gideão não se deu por satisfeito e tornou a falar com Deus: “não se acenda contra mim a tua ira, se ainda falar só esta vez; rogo-te que só esta vez faça a prova com o velo; rogo-te que só o velo fique seco, e em toda a terra haja o orvalho.” (Juízes 6:39). Desta vez gideão queria o contrário do que pediu na noite anterior, que a terra estivesse molhada e o velo seco.

Tudo bem. Deus é poderoso e pode todas as coisas e fez, naquela noite, exatamente como pediu Gideão: o velo ficou seco e sobre toda a terra em volta havia orvalho do céu.  

O que aconteceu depois da prova do velo de lã foi a grande vitória de Deus sobre os midianitas, usando seu servo gideão. O milagre aconteceu no momento em que gideão confiou que Deus estava com ele, as circunstâncias não mudaram, mudou a visão de gideão sobre a situação. A primeira coisa que Deus muda em nós quando resolve fazer um milagre em nossas vidas é mudar nossa visão sobre as coisas que nos cercam. 

Fazer provas com Deus é duvidar dos planos de deus para nossas vidas?

Se fizermos uma prova com Deus e ele não a responder da forma que queremos, devemos entender como um "não" ou um "espere"?

Desafiar a Deus pedindo provas a ele é duvidar da fidelidade dele?

Fazer provas com deus é desafiá-lo?