Notícias

12/03/2021

Debate 88: Semana da Mulher

< Voltar
Debate 88: Semana da Mulher

Debate 88: Susanna Wesley, quem foi e o que ainda hoje ela tem a nos ensinar?

A bíblia está repleta de exemplos de grandes mulheres que, com sabedoria, serviram e agradaram ao Senhor. Ana, Rute, Ester, Abigail, Jael, Raabe, Maria… para finalizar a semana do Dia Internacional da Mulher, nós vamos debater com três mulheres: pastora Roberta Romão – IPV, Ministra de Música Sara Venâncio – PIBRE e pastora Sandra Fidelis – Igreja Metodista, sobre a vida de Susanna Wesley que morreu há 278 anos e ainda assim tem coisas para nos ensinar.

Mas afinal, quem foi Susanna Wesley?

Susanna era filha de um pregador de uma família de 25 crianças. Nasceu na Inglaterra e se casou bem jovem com o reverendo Samuel Wesley e com ele teve 19 filhos.

Para falar dela, talvez seja mais fácil mencionar o nome de dois de seus filhos. Assim, poderemos entender um pouco do quão importante foi essa mulher na história. John e Charles Wesley, este último também lembrado pelas muitas canções que compôs.

Seus filhos foram os líderes do movimento metodista, homens importantes quando falamos em vidas dedicadas ao evangelho.

A história diz que Susanna Wesley tinha um tempo todos os dias dedicado ao Senhor, educou seus filhos na palavra e os alfabetizou usando partes da bíblia. Além disso, ela também dedicava um tempo para cada um dos seus filhos individualmente.

Certa vez, John Wesley, publicou a seguinte frase: “aprendi mais sobre o cristianismo com minha mãe do que com todos os teólogos da Inglaterra.” Só com essa frase, conseguimos entender um pouco sobre a história e testemunho dessa mulher, esposa e mãe tão marcante na história da reforma e do cristianismo em geral.

E eu quero saber a sua opinião: o que uma mulher que morreu há mais de 200 anos ainda tem a nos ensinar? Hoje em dia todas as mães cristãs são parecidas com Susanna? É possível dedicar um tempo para ensinar sobre a palavra de Deus para cada filho?

 

Segundo bloco

Aos 19 anos ela se casou com Samuel Wesley e começou seu próprio ministério dentro de casa. Segundo historiadores, seus filhos, John e Charles “salvaram o mundo” em seus dias. Atribui-se a Charles Wesley ter escrito milhares de hinos da igreja, muitos dos quais ainda são cantados hoje. John Wesley pregou a quase um milhão de pessoas em mais de 42 mil sermões, e escreveu centenas de publicações.

O legado de Susanna na vida de seus filhos ecoa até os dias de hoje.

Neste debate compartilhamos um pouco sobre uma mulher que através de devoção, disciplina e ensinos da palavra fez com que seu nome se tornasse importante na história.  Inegavelmente, seus filhos se tornaram homens poderosos em Cristo. Certamente, muito disso se deve a uma mulher que entendeu o poder de uma mãe que ensina seus filhos a importância de uma vida diária com Deus.

O que podemos aprender com Susanna Wesley?

1- Precisamos ter e priorizar nosso tempo diário com Deus

2- Mães podem e devem ser responsáveis em educar seus filhos nos caminhos do Senhor.

3- Devemos priorizar a família

4- Susanna considerou sua família como o seu campo missionário e isso a fez alcançar muitas nações através de seus filhos

6- A obediência gera frutos eternos

7- Amor e devoção podem resultar em um legado grandioso

8- Disciplina, ensinada da maneira correta, produzirá uma grande e eterna colheita

9- As dores e provações servem para que possamos ver o poder de deus agindo em nós e através de nós

10- Independente da sua esfera de influência é possível marcar a história e as vidas ao seu redor

 

Para finalizar, o autor inglês Isaac Taylor diz:

“Susanna Wesley foi a mãe do metodismo no sentido moral e religioso. Sua coragem, sua submissão à autoridade, a firmeza, a independência e o controle de sua mente, o fervor de seus sentimentos devocionais e a direção prática dada a seus filhos brotaram e se repetiram muito visivelmente no caráter e na conduta de seu filho John. Poucas mulheres na história possuíram a sensibilidade espiritual, o vigor e a sabedoria de Susanna Wesley.”