Notícias

19/03/2021

Debate 88: vida de aparência. O que leva uma pessoa a viver uma vida de aparência?

< Voltar
Debate 88: vida de aparência. O que leva uma pessoa a viver uma vida de aparência?

DEBATE 88 (19/03): VIDA DE APARÊNCIA

Todos nós somos julgados por aquilo que aparentamos ser, bem como só podemos julgar aquilo que enxergamos no outro: a aparência. Isto porque ninguém expõe suas vulnerabilidades, ou seus sentimentos mais profundos. Todos nós, de uma maneira ou de outra, não abrimos nossa intimidade para todos que nos veem. Ninguém sabe exatamente quais lutas travamos, quais problemas enfrentamos, o que suportamos para estar onde estamos. Talvez, se soubéssemos, entenderíamos porque as pessoas agem como agem.

E isto acontece até no meio da igreja. Diante dos irmãos, todos dão “a paz do Senhor”, muitas vezes sorrindo para esconder uma angústia. Muitas pessoas não querem demonstrar suas fraquezas, talvez por ocuparem um cargo na congregação, ou por serem conhecidas. Às vezes o pregador convida para orar por aqueles que têm alguma necessidade, mas muitos se acanham e não recebem a benção, por não quererem se expor. Preferem manter a pose de santo, do que se libertar de algum pecado, por medo do que vão pensar, por vergonha. E, assim, vivem uma vida de aparência.

E viver de aparência não é nada saudável. Pode desencadear uma série de doenças emocionais, como a depressão. Um exemplo claro do que é viver de aparências ficou conhecido na última semana quando a (ex-duquesa de Sussex) Meghan e o príncipe Harry fizeram declarações reveladoras sobre a vida na monarquia. Eles se desligaram da família real, após uma série de fatos que sofreram. A pressão pela perfeição, levaram a questionarem até a cor da pele que nasceria o bebê do casal, já que a duquesa é negra, diferente de todos os outros integrantes da família real. Aparentemente a monarquia é um sistema impecável, mas há problemas terríveis por trás, como racismo e falta de sensibilidade com a saúde mental.

Nas nossas vidas, Deus não quer que vivamos assim, mas transparentes diante dEle.

Este é o tema do debate 88 de hoje e eu quero saber a sua opinião: o que leva uma pessoa a viver uma vida de aparência? Assim como na monarquia, enquanto o príncipe e a duquesa sorriam para o público, mas estavam sofrendo, você já passou por isso na sua vida? Me conta a sua opinião, tem muitos irmãos vivendo de aparência na igreja? Como ajudar pessoas que estão assim? E quando o pastor e sua família vivem de aparência?