Notícias

17/03/2021

Enquete: na sua igreja já teve alguma pregação sobre maus tratos? Você tem animais em casa?

< Voltar
Enquete: na sua igreja já teve alguma pregação sobre maus tratos? Você tem animais em casa?

Iniciamos a semana com o dia dos animais. Isso mesmo, domingo foi dia dos nossos bichinhos e eles serão o tema da nossa enquete de hoje. A bíblia, registra diversas referências aos animais, curiosamente esquecidas nas pregações, estudos e exposições bíblicas.

As escrituras sagradas para judeus e cristãos registram que o Criador sempre teve cuidados especiais com os animais, regulou o manejo e o tratamento com estes, e sempre refutou claramente os maus-tratos.

Inicialmente, o livro de Gênesis registra que, depois de criar os peixes, as aves e os animais terrestres, Deus pôde ver que tudo era bom (Gênesis 1: 21,25). O Criador tomou medidas para que os animais se desenvolvessem bem em seu habitat.

Apesar de tudo isso que falamos, ainda existem pessoas que praticam maus tratos. É triste ver as situações que vemos alguns cavalos na rua, cachorros e gatos que sofrem dentro de algumas casas. Araras e papagaios sofrendo maus tratos... São muitos os casos e poucos vem a tona, pois muitas pessoas tem medo de denunciar.

Maus tratos é crime e pecado. Provérbios 12:10 diz, o justo importa-se com a alma do seu animal doméstico, mas as misericórdias dos iníquos são cruéis. A prática de abuso e maus tratos a animais é punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda.

E eu quero saber a sua opinião: na sua igreja já teve alguma pregação sobre maus tratos aos animais? Por que não falamos sobre este assunto nos templos? Você acha que a punição para quem comete este crime deveria ser mais severa? Você tem animais em casa?

 

OBS: Caso você presencie maus-tratos a animais de quaisquer espécies, sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos – como abandono, envenenamento, presos constantemente em correntes ou cordas muito curtas, manutenção em lugar anti-higiênico, mutilação, presos em espaço incompatível ao porte do animal ou em local sem iluminação e ventilação, utilização em shows que possam lhes causar lesão, pânico ou estresse, agressão física, exposição a esforço excessivo e animais debilitados (tração), rinhas, etc. –, vá à delegacia de polícia mais próxima para fazer o boletim de ocorrência, ou compareça à promotoria de Justiça do Meio Ambiente.

Fonte: Pleno News / Imagem: Getty Images