Notícias

09/03/2018

Jesus e as mulheres

< Voltar


Debate 88: Jesus e as mulheres

A bíblia está repleta de exemplos de grandes mulheres que, com sabedoria, serviram e agradaram ao senhor. Ana, Rute, Ester, Maria… Sem contar com as mulheres que ajudaram Jesus enquanto esteve aqui na terra. Na semana do dia internacional da mulher, nós vamos debater sobre: a importância de cada uma.

Há quem diga que a religião cristã é machista. E não é pra menos, basta olhar para a história do cristianismo e para todas as atrocidades que foram ditas e feitas em nome de Deus ao longo dos anos. Quem olha somente para a religião pode afirmar isso sem titubear, no entanto, quem se empenhou em conhecer com profundidade o Cristo de Nazaré sabe que as coisas não são bem assim.

Na cultura judaica dos tempos do novo testamento, os rabinos consideravam errado ensinar uma mulher, mas Jesus quebrou esse paradigma. O maior defensor da dignidade feminina de todos os tempos ensinou as mulheres com a mesma desenvoltura com a qual ensinou os homens.

O evangelista Lucas também dá um grande reconhecimento às mulheres. Àquela época, mulheres não tinham absolutamente nenhum valor. Lucas, o médico amado, é o único entre os evangelistas a fazer referência a Marta e Maria, Maria Madalena, Joana e Susana. Há também mulheres que ele não menciona pelo nome, como a viúva de Naim, a quem Jesus restaurou o filho morto, a senhora aleijada, a quem ele curou, e a mulher pecadora que ungiu seus pés. Esse traço de Lucas é marcante e revela o caráter gracioso de cristo enquanto esteve entre nós. O filho do homem fazia questão de que mulheres fizessem parte e estivessem ativas na construção de seu reino.

 

Hoje o debate está super feminino. E para finalizar nossa série especial da semana da mulher, eu pergunto a vocês: as mulheres se sentem valorizadas na sociedade assim como são para Jesus?

No antigo testamento encontramos muitas mulheres exercendo forte liderança. Elas envolviam-se com a defesa, permanência e a formação da consciência do povo hebreu. As mulheres estão presentes onde a vida está fragilizada e ameaçada. O riso de sara, no livro do gênesis nos revela sua participação na constituição do povo ao gerar um filho. Os cânticos de Miriam e Ana revelam a alegria da mulher, fazendo sua parte na história da salvação. Rute é o exemplo de solidariedade da mulher oprimida. Abigail é um exemplo claro da mulher sábia e amável. Jael é um exemplo de firmeza na luta de resistência. Ester com determinação expõe a própria vida pela salvação de seu povo. Não podemos nos esquecer de outra grande profetiza: Débora. A tradição de fé em Israel tem marcas da atuação feminina! Onde a capacidade de resistência do povo parecia se esgotar, sempre aparece uma mulher forte!

Deus fez a mulher e somente a ela designou papéis fundamentais e insubstituíveis para o desenvolvimento de uma sociedade. Que a mulher conquiste o mundo sim, mas nunca se esqueça de que o maior mundo que ela pode conquistar é o sucesso do seu próprio lar.