Notícias

07/12/2017

O dia da família fere os princípios cristãos?

< Voltar
O dia da família fere os princípios cristãos?

O que é família pra você? Pai, mãe e filhos. Este é o modelo tradicional que conhecemos. Mas este padrão está com os dias contados, caso seja aprovado um projeto de lei que altera o entendimento de família no código civil. Atualmente, a lei reconhece como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher (assim como nós também reconhecemos, não é mesmo?). Mas, se esse projeto for aprovado, o texto será modificado por “a união estável entre duas pessoas”.

Isso abre precedentes para diversos outros fatores. Mudar o conceito de família pode acarretar consequências em todos os âmbitos, que nos afetam diretamente: nas escolas, lugares públicos (pensando em decisões futuras, em banheiros compartilhados) e, além de tantos outros, na igreja.

O formato de família com pai, mãe e filhos, que representava a quase totalidade das famílias, já não se encaixa mais no atual modelo nuclear das famílias brasileiras. E é sobre isso que vamos falar, porque amanhã, dia 08 de dezembro será comemorado o dia nacional da família.

Algumas escolas já promovem o dia da família ou eventos abertos a todos os parentes de seus alunos em substituição ao tradicional dia das mães ou dia dos pais. E como nos comportaremos quando esta questão bater à porta das igrejas?

E eu quero saber a sua opinião: de que maneira vamos explicar aos nossos filhos a respeito do conceito de família? O dia da família fere os princípios cristãos? Como ajudar as crianças órfãs que precisam lidar com essa situação na escola e na igreja? A igreja (levando em consideração seus líderes e membros) estão preparados para enfrentar este tipo de situação?