Notícias

04/11/2016

Debate 88: A igreja de hoje precisa de uma nova reforma?

< Voltar
Debate 88: A igreja de hoje precisa de uma nova reforma?

Na última segunda-feira comemoramos os 499 anos da reforma protestante. Um fato histórico e importantíssimo pra igreja de maneira geral, sobretudo para aqueles que fazem parte deste movimento.

Reforma protestante foi um movimento reformista cristão, culminado no início do século 16 por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517 protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, propondo uma reforma no catolicismo. Os princípios fundamentais da reforma protestante são conhecidos como as cinco solas.

Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha, estendendo-se pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste Europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria.

O resultado da reforma protestante foi a divisão da chamada Igreja do ocidente entre os católicos romanos e os reformados, originando o protestantismo.

Olhar no retrovisor da história nesse momento de comemoração dos quase 500 anos de reforma protestante é extremamente necessário.

Por isso, o Debate 88 de hoje quer saber: você sabe qual foi a reforma? Quais as heranças recebemos dos reformadores? No seu ponto de vista, a igreja de hoje precisa de uma nova reforma?