Notícias

15/04/2016

Debate 88: Nossas autoridades foram instituídas pelo Senhor?

< Voltar
Debate 88: Nossas autoridades foram instituídas pelo Senhor?

Nas últimas semanas, um dos assuntos que nós, brasileiros, mais temos comentado é sobre como será o futuro dos nossos governantes e do nosso país. Isto, porque todos os dias os jornais trazem detalhes sobre denúncias de corrupção envolvendo diversas autoridades, o que, certamente, leva o povo à indignação. Desde 2013 a população tem ido às ruas protestar contra esses desvios de conduta que ocorrem no atual governo e, de alguma forma, essas manifestações pressionaram o sistema político para a situação atual que nos encontramos.

No próximo domingo, o Brasil vai ser, novamente, palco de grandes protestos, motivados pela decisão do impeachment da presidente Dilma Rousseff, ou seja, um processo em parte jurídico e em parte político, conduzido pelo congresso nacional, que julga se uma pessoa com função pública cometeu um chamado crime de responsabilidade.

Independentemente de partido político que defendemos, é certo que a situação do Brasil não vai muito bem. Todo mundo sabe que muitos problemas nas principais questões que torna um país forte: economia, saúde, educação. É certo que a presidente da república, a grande administradora do Brasil, perdeu o controle.

A Bíblia não está separada da vida política. O povo de Deus lutava por sua cidadania, sempre animado pela fé em Deus. Jesus e seus discípulos tinham como objetivo principal resgatar a solidariedade e cidadania humana, e isto significava lançar sinais concretos do reino de Deus.

E a Bíblia, que nos instrui a lidar com todas as situações, nos diz: cada qual seja submisso às autoridades constituídas, porque não há autoridade que não venha de Deus; as que existem foram instituídas por Deus. (Romanos 13:1) é muito difícil fazer isso quando existe corrupção no governo, quando aqueles que deveriam conduzir a nação pensando no povo, o fazem de olho em benefícios pessoais

Ao mesmo tempo, em provérbios capítulo 29 a bíblia nos diz que quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme. Mediante a esses dois textos, é possível que Deus coloque no poder alguém que não obedeça aos seus mandamentos?

E é sobre isso que vamos falar no Debate 88: nossas autoridades são autoridades que não obedecem a Deus? Elas foram mesmo instituídas pelo senhor? Nós, cristãos, devemos seguir algum critério para saber se tal autoridade foi ou não instituída por Deus?