Notícias

05/05/2023

Debate 88: saúde mental de pastores e líderes

< Voltar
Debate 88: saúde mental de pastores e líderes

DEBATE 88 (05/05): SAÚDE MENTAL DE PASTORES E LÍDERES

O pastor é uma pessoa como qualquer outra – com limitações, falhas e necessidades – portanto, não há como negar que o dia a dia de um pastor, bem como a sobrecarga de pensamentos e exigências e a pressão imposta pelos membros e pela sociedade, pode ser relativamente complicado de lidar.

Por isso, é indispensável que se pense em meios de se preservar a saúde mental dos pastores, considerando a grande responsabilidade que o pastorado traz consigo, e que o exercício dessa vocação não está isento de problemas como o estresse, ansiedade, depressão, entre outros. Hoje vamos debater sobre a saúde mental de pastores e líderes, pois infelizmente, há muitos estigmas e equívocos envolvidos na relação entre pastorado e saúde mental.

Pesquisas da Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS) apontaram que no senso comum, o pastor enquanto líder, escolhido, forte e investido da imagem do “homem de Deus” na comunidade, tem de estar sempre pronto e disponível para as atividades pastorais. Mas nós sabemos que, apesar de possuírem uma missão tão preciosa e importante no Reino do Senhor, os pastores continuam sendo seres humanos e precisam zelar pela saúde mental e pela qualidade de vida tanto quanto qualquer outra pessoa.

essa “pronta disponibilidade”, atrelada à falta de um horário determinado para a execução das atividades pastorais, é apontada como uma das causas predisponentes a doenças mentais, com destaque para a ansiedade e a depressão.

Um estudo realizado em 2017 revelou que um pastor costuma se preocupar mais com o bem-estar dos membros de suas igrejas do que com si mesmos. E o resultado disso é que mais da metade já enfrentou crises de saúde mental e emocional ao longo do ministério. O estudo, realizado com cerca de 1.700 pastores, constatou que 54% deles já sofreu com algum tipo de exaustão, seja mental ou emocional. Em 2013, uma pesquisa realizada pelo Clergy Health Initiative (CHI), constatou que o ministério pastoral é uma das ocupações mais tensas que existe na sociedade moderna, com o índice de pessoas com depressão sendo muito maior do que de outras áreas.

No debate 88 de hoje, eu pergunto: como lidar com as pressões do ministério? O isolamento que o ministério traz, é um grande problema para a saúde mental do pastor?