Notícias

01/11/2016

Enquete do dia: você sabe a diferença entre necessidade e desejo?

< Voltar
Enquete do dia: você sabe a diferença entre necessidade e desejo?

Hoje em dia, são poucas as pessoas que consomem conscientemente. Somos, a todo tempo, bombardeados por todos os veículos de comunicação, das maneiras mais chamativas possíveis, para atrair a nossa atenção. São usadas inúmeras estratégias para nos fazer acreditar que precisamos de determinado produto. E, o pior de tudo, é que inconscientemente somos levados a crer que não podemos viver se não o comprarmos. Quando o final do ano se aproxima, então, o consumismo se torna ainda mais presente.

A Bíblia é nosso “manual de conduta”. É um livro que, mesmo que tenha sido escrito há anos, nunca sai de moda. E lá temos instruções até para este aspecto. Um dos muitos textos que podemos destacar está em filipenses, quatro, no versículo dezenove, que diz assim: “e o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades”.

Ora, se Deus vai suprir todas as necessidades, por que há tantas pessoas endividadas? A verdade é que a maioria dos nossos gastos não é com coisas necessárias, fundamentais para vivermos. Confundimos o nosso desejo com necessidade.

Queremos saber: você sabe diferenciar necessidade de vontade, quando vai comprar? Quando o consumo normal e necessário se torna "consumismo"? O que fazer com o desejo compulsivo de comprar? Como dominar o desejos compulsivo de possuir?