Notícias

13/10/2016

Quatro cristãos são presos por pregarem o evangelho, no Sudão

< Voltar
Quatro cristãos são presos por pregarem o evangelho, no Sudão

Sudão não é um lugar para homens fracos. Conhecido pela sua opressão contra a fé cristã, o país continua como oitavo na lista de perseguição religiosa do Portas Abertas. Nesta nação Africana, os crentes são presos sem causa e detidos ilegalmente enquanto o governo inventa motivos para acusar os fiéis.

Um caso recente foi a prisão de quatro cristãos que permanecem reclusos há 10 meses. Os reverendos Kuwa Shamal e Hassan Abduraheem, o pastor Abdulmonem Issaa Abdumawla e o cidadão checo Petr Jasek, foram presos sob a acusação de espionarem o governo do Sudão, uma acusação vaga e frequentemente usada contra líderes cristãos no país.

Os três homens sudaneses desempenham o papel de líderes espirituais, enquanto Petr Jasek é um funcionário do grupo humanitário Voz dos Mártires (VOM, sigla em inglês).

De acordo com o governo do Sudão, Petr Jasek é um cineasta que se uniu aos pastores contra o Estado islâmico. No entanto, de acordo com VOM, ele trabalha para ajudar os cristãos que estão refugiados por causa do sofrimento no Sudão, Nigéria e outros países africanos. Ele está qualificado para servir as pessoas e comunidades por meio da prestação de cuidados médicos.

Os quatro foram presos em dezembro de 2015 pelo Serviço Nacional de Inteligência do Sudão, acusados de espionagem e de ajudar rebeldes na região Kordofan, Sul do Sudão. A próxima audiência está marcada para 17 de Outubro.

O advogado e defensor dos direitos humanos, Mohaned Elnour Mustaf, disse que está "absolutamente chocado com o fato de que o tribunal ainda não libertou os cristãos". Ele está entre os cinco advogados que defenderam Meriam Ibrahim em 2014 e os pastores Peter yein Reith e Yat Michael Ruot em 2015.

"Eles precisam de um julgamento justo. Já que não cometeram qualquer crime contra o Estado, eles merecem ser libertos", disse. Mustaf também explicou que, de acordo com a Lei Sharia, não é ilegal pregar outra fé em um estado dominado pelo Islã.

O pastor Samuel Akol, um líder evangélico, disse: “É imoral para o governo do Sudão continuar detendo os pastores só porque eles são cristãos e porque eles ajudaram uma pessoa doente em Darfur", pontuou. "A Igreja é um corpo e quando uma parte do corpo está sentindo dor, todo o corpo sente essa dor".

Esta não é a primeira vez que pastores cristãos são presos no Sudão por "espionagem". Muitos recordam em 2015, quando os pastores Peter yein Reith e Yat Michael Ruot enfrentaram a pena de morte por acusações semelhantes.

Fonte: Guia-me