Notícias

17/03/2022

DEBATE 88: Crianças: o futuro da igreja e da nação

< Voltar
DEBATE 88: Crianças: o futuro da igreja e da nação

DEBATE 88 (18/03): CRIANÇAS: FUTURO DA IGREJA E DA NAÇÃO

Na igreja sempre ouvimos que nossas crianças e adolescentes são a igreja do futuro. Eles serão os novos pastores, pastoras, missionários, líder de louvor, músicos, diáconos e diaconisas… a nossa atenção e oração devem estar voltadas aos pequeninos.

Em menos de um mês, recebemos no whatsapp e ouvimos falar sobre dois filmes. Um sobre  a animação inspirada no jogo indie Cuphead, que estreou em fevereiro na Netflix e foi um sucesso imediato. Mas, nas redes sociais, pais cristãos alertaram especificamente de um personagem: o vilão diabo, que tenta roubar a alma dos dois protagonistas. Essa também era a premissa no game.

E nesta semana, o assunto foi o filme “Como se tornar o pior aluno da escola”. Ele foi lançado em 2017 e foi criado pelo humorista e apresentador Danilo Gentili. Na história, tem um pedófilo e em uma das cenas, ele pede para que dois adolescentes se masturbem na frente dele. Este trecho viralizou, chegando até o Ministério da Justiça que acabou alterando a classificação indicativa do filme.

Apesar disso tudo, não podemos negar que a criação de canais infantis e até do Youtube Kids, vieram para ajudar e alguns até para ensinar. Existem canais educativos, de música como 3 Palavrinhas, Little Angel, Super Jojo, Bob Zoom e um dos mais famosos, a Galinha Pintadinha.

No debate de hoje, vamos conversar sobre os prós e contras das telas. Existe perigo em deixar uma criança sozinha assistindo TV ou mexendo no celular? Crianças e adolescentes, são seres humanos em formação, como ensinar o que é certo e errado ao se deparar com os filmes que citamos? Como cuidar do futuro dos pré-adolescentes? E na igreja? Devemos cuidar para que em todos os cultos, as crianças tenham o espaço necessário? Como deve ser o culto infantil? A turma da escola dominical de adolescentes deve abordar temas atuais, como puberdade, sexo ou drogas? Como será o futuro das nossas crianças que vivem nos dias atuais com tantas coisas erradas que se tornaram normais?